Receita de churros caseiros

Receita de churros caseiros

Os churros dispensam apresentação, cá por Portugal eles são uma presença habitual em qualquer festa ou romaria. Cá por casa esta receita de churros caseiros é um sucesso e recebe elogios que me rebentam o ego, não ficam a dever nada aos que se vendem nas roulottes.  Na verdade eles são mesmo fantásticos e com um bom saco pasteleiro fazem-se maravilhosamente, só têm um defeito, engordam! 😋 Não há quem resista, recheados com chocolate, com leite condensado ou até simplesmente polvilhados com canela, são mesmo um pedaço de mau caminho.

Ingredientes dos churros

250 ml de água
200 gr de farinha
50 gr de açúcar
50 gr de manteiga ou margarina
3 ovos
1 pitada de sal fino
Açúcar com canela para polvilhar

Preparação e elaboração dos churros


Leve a agua ao lume com o açúcar, a manteiga e a pitada de sal.
Quando atingir a fervura, acrescente a farinha, mexa até a massa apresentar um aspeto homogénio e se desprender do tacho.
Coloque a massa na batedeira montada com os ganchos de amassar e junte os ovos um a um, tendo o cuidado de bater bem a massa entre cada adição, até obter uma massa lisa.
Depois de pronta, coloque a massa dos churros num saco de pasteleiro ou seringa com boquilha larga e frisada.
Molde os churros diretamente na frigideira, corte-os com ajuda de uma tesoura e frite-os em óleo bem quente e abundante. Depois de douradinhos de ambos os lados coloque-os a escorrer sobre uma grelha ou papel vegetal. Por fim passe-os pelo açúcar com canela.

Dicas

Esta quantidade de massa de churros, nas minhas mãos rende aproximadamente 30 churros que variam entre os 10 e os 15 centímetros.

Se gostar do sabor de limão, coloque  uma casca ou duas, juntamente com a água e os ingredientes a ferver. Na hora de acrescentar a farinha retire as cascas de limão e execute os restantes passos normalmente.

Quando faço esta receita de churros, gosto  de a fazer a dobrar, metade comem-se no dia, os restantes congelo-os com apenas uma leve fritura, escorro-os e congelo-os. No dia é só retirá-los do congelador e fritá-los ainda congelados, é um instante. Depois é só come-los e beber um bom licor de café, vida boa! (Receita do licor de café)

Imprimir esta receita

4 comentários:

  1. Anónimo4.1.17

    Olá gostaria de saber se a farinha é com fermento.obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A farinha é mesmo sem fermento. Os churros não levam fermento.

      Eliminar
  2. Aqui no Brasil gostando de churros recheado de doce de leite. Pode ser feito de leite condensado cozido na própria lata na panela de pressão. Deixe esfriar antes de abrir a lata.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela sugestão Irene 🥰

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...