Charniqueiras

Receita das Charniqueiras conventuais ou queijadas de leite

Uns chamam-lhes charniqueiras outros chamam-lhes queijadas de leite, a mim pouco me importa, o que eu quero realmente é que elas nunca faltem 😄 É isso mesmo, elas são tão deliciosas que se tornam viciantes. E melhor ainda é a facilidade da receita, é super prática e económica, não faltam motivos para comer uma boa charniqueira.
Mas afinal o que é uma charniqueira? Estas queijadinhas pertencem ao grupo dos doces conventuais de Portugal, mais propriamente da zona do Ribatejo. E mais uma vez eu digo, quanto a mim os melhores doces vêm do passado, os nossos antepassados sabiam de veras o que era bom. Mas vamos lá à receita:

Ingredientes das charniqueiras:

2 ovos
400 gr de açúcar
100 gr de farinha
500 ml de leite
50 gr de manteiga derretida
Açúcar e canela em pó para polvilhar
(Esta receita rende cerca de 22  charniqueiras)

Preparação das charniqueiras


Comece por untar umas forminhas com manteiga e polvilhe com farinha, reserve.
Numa taça bata o açúcar com os ovos.
Junte a farinha e envolva.
Acrescente a manteiga derretida e o leite sempre batendo.
A massa fica meio liquida, mas é mesmo assim.
Verta o preparado dentro das forminhas, não encha demasiado.
Leve ao forno aquecido a 180º por uns 20 a 25 minutos.
Depois de frias desenforme as charniqueiras, coloque em forminhas de papel (facultativo) e polvilhe-as de açúcar e canela.

E como falamos de receitas docinhas e cremosas, sugiro que vejam a receita da: Tarte de Lamego, que é tão deliciosa e tanto sucesso faz pelo país. Também pertence ás receitas regionais e faz parte dos doces conventuais.

Imprimir esta receita

7 comentários:

  1. Hmmmm...Babei só de ver!Adoro isso seja qual for o no9me,rs bjs, chica e tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Chica! É, na verdade o nome não importa, o que importa é o gosto.

      Eliminar
  2. Há muito não saboreio essa delícia, vou fazer, obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Geogina Guinans! Vale mesmo a pena fazer, são deliciosas e muito fáceis.

      Eliminar
  3. Hummm tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/04/raia-frita-com-salada-de-batata.html

    ResponderEliminar
  4. Fácil e econômica, vou fazer! Estou gostando muito das suas receitas. Parabéns!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rossana! É tão bom receber um elogio destes.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...