Chispe de porco com grão


Chispe de porco com grão de bico, uma refeição económica e bastante calórica. Mais indicada nos dias de frio, tal como a feijoada. Este prato deve ser servido ao almoço, é demasiado pesado para ser consumido antes de dormir. Não convém abusar mas de vez em quando sabe tão bem , acompanhado com uma broa de milho.

Ingredientes:
1 chispe cortado em pedaços
1/2 chouriço de carne de boa qualidade cortado às rodelas
2 cenouras grandes cortadas ás rodelas
3 batatas cortadas aos cubos
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
Pimentão doce qb
Azeite qb
2 tomates maduros ou polpa caseira
1 dl de vinho branco
Molho piripiri
1 folha de louro
500 gr de grão de bico cozido
Sal qb

Preparação do chispe com grão de bico

Salgue o chispe e deixe repousar por uma a duas horas. Leve-o a cozer em água.
Leve a cebola e o alho a refogar numa beirada de azeite, até ficarem transparentes.
Junte o chispe cozido, o chouriço, o tomate, o pimentão doce, o vinho branco e o molho piripiri.
Tempere com o sal, pimenta e a folha de louro.
Mexa bem e mantenha em lume brando até apurar.
Adicione o grão de bico, a batata e a cenoura. Deixe cozinhar até todos os elementos acabarem de cozer.

Dica

Poderá usar grão enlatado, contudo se o cozer em casa ficará mais económico e saboroso. Poderá fazer como eu, cozo sempre grandes quantidades e divido por taças. Congelo e quando preciso está sempre à mão.

Imprimir esta receita

3 comentários:

  1. O meu marido chama a esse tipo de comidas "comidas de entulho". Eu adoro tudo o que seja "entulho" e isso faz-me lembrar muito as comidas da minha mãe! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz só pra você minha amiga e manda ele comer fora...

      Eliminar
  2. Eheh!!!! Entulho é uma boa descrição! Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...